Máquina de Ritmos

Categoria

II - Escutar tudo o que se ouve – 1ª série (exercícios e jogos de ritmo)

Descrição

O objetivo do jogo é fazer uma máquina através do movimento e som. O que é uma máquina? Uma máquina possui uma engrenagem que se completa e precisa de um ritmo para funcionar, cada uma com sua função, se completando e um ritmo conjunto. Em roda, uma pessoa inicia ao centro com um som e um movimento repetitivo, logo outras pessoas irão completando a máquina com outros sons e movimentos, de forma que ao  final seja uma só máquina com um só ritmo. O mediador pode pedir para que haja variação de tempo desse ritmo, e o grupo deverá acompanhar. Após a máquina genérica pode se fazer variações temáticas da máquina, como amor, depois ódio (temas contrastantes) ou temas sugeridos pelo grupo de participantes do jogo.

Online

Nessa adaptação se propõe que todes desliguem suas câmeras e uma pessoa voluntária ligue a câmera e inicie um som e um movimento. Ao contrário da forma presencial sem a necessidade de distanciamento físico, não podemos fazer um encaixe próximo ao participante. Então, incentiva-se que os participantes se encaixem nessa máquina pela proximidade de movimentos (combinando o movimento), completando aquele movimento (em sentido oposto, por exemplo), assim com um ritmo que o complemente como na forma presencial.

Comentários

A dificuldade da realização desse jogo é a do atraso do áudio ou imagem pela qualidade da internet e quantidade de pessoas na chamada. Sugere-se que aqueles que não possam ligar a câmera possam contribuir com ritmo pelo microfone, ou sugerindo um som e movimento para algum colega voluntário pelo chat.

assistindo ao jogo: