O Projeto

O Projeto Crianças Protagonistas busca desenvolver ações que promovam o protagonismo das crianças em processos artístico-pedagógicos. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2016, com estudantes-pesquisadores/as de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília, em coautoria com alunos/as do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal. Nesse processo, temos adotado como eixo transversal a questão da diversidade cultural no espaço escolar. O projeto objetiva promover processos de experimentação artística no campo das Artes Cênicas (teatro, dança, jogos, performance, contação de histórias, etc), numa dinâmica de escuta e partilha de saberes entre adultos e crianças. Todos os processos foram registrados e deram origem aos vídeos e ao material didático disponibilizados nesse site, de forma que possam inspirar e subsidiar ações de docentes de Artes de todo o país.
 

DSC_5673.JPG

O “Crianças Protagonistas” contou com diversas atividades:

1) leitura e análise de bibliografia das áreas da Pedagogia do Teatro e dos Estudos da Infância;

2) Ateliê do Brincar – encontros semanais realizados com crianças, em 2017 e 2018, no Campus Darcy Ribeiro da UnB;

3) práticas artístico-pedagógicas com duração de um a três meses, realizadas com estudantes de ensino fundamental em escolas públicas do Distrito Federal (DF);

4) oficinas de um turno, ministradas para estudantes e professores/as de escolas públicas do DF durante visita ao Departamento de Artes Cênicas da UnB;

5) oficinas teórico-práticas sobre protagonismo infantil e diversidade cultural, ministradas pela coordenadora e por membros da equipe para estudantes e professores/as em escolas públicas do DF.

 

O projeto está ligado ao Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena e recebeu apoio através de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do DF (FAPDF), do CNPq e dos Decanatos de Pesquisa e Inovação e de Pós-Graduação (DPI e PDG) da UnB.