Paladar

Objetivos:

Vivenciar experiências corpóreas que dialoguem com o espaço dando ênfase aos cinco sentidos

Objetivos específicos:
  • Explorar os cinco sentidos

  • Oportunizar momentos de interação

  • Sensibilizar o senso de coletividade no grupo

  • Sensibilizar o corpo para uma experiência das artes

Acolhida
  • Conversa sobre a semana, novos integrantes do grupo e perguntas iniciais sobre o tema:

O que é o paladar? Quais gostos vocês gostam ou não de sentir? o que é amargo? o que é doce? o que é salgado?

 

Jogos de interação 

Aqui estão listados vários jogos possíveis para este tema e o tempo médio de duração. Escolha de acordo com suas possibilidades!

  • Mosquito Africano (Jogos Para Atores e Não Atores- Augusto Boal)

    Descrição: No círculo, o Mosquito vai passar por cima da cabeça dos participantes, saltando de um para o outro. Quando o mosquito está na cabeça de alguém, essa pessoa se abaixa e as pessoas dos dois lados batem palma simultaneamente, como se estivessem tentando matar o mosquito. Quando salta para a cabeça do próximo, este faz o mesmo: abaixa-se, enquanto seus vizinhos de roda tentam matar o mosquito com palmas. Até que o mosquito circule por toda a roda.

 

  • O contrário de Jack - Boal (Jogos Para Atores e Não Atores - Augusto Boal)

    Descrição: Pede-se que os estudantes andem pelo espaço e obedeçam os comandos da professora : abaixa, pula, parou e andou. Após alguns minutos, inverte-se os comando, quando disser abaixa, deve pular, quando disser parou, deve-se andar, quando disser pula deve-se abaixar, quando disser andou, deve-se parar. Pede-se para que explorem o espaço e os diferentes níveis.

 

  • Imagem da Palavra (Jogos Para Atores e Não Atores - Augusto Boal) (tempo médio: 10 a 15 minutos) 

  • Descrição: em roda de costas, os estudantes irão virar quando a professora disser a profissão sorteada e farão uma imagem daquela profissão virados para frente. Irão se observar e juntar com aqueles que mais se parecem entre si, depois volta para a roda.

  • Morto-vivo diferente

    Descrição: além no morto e do vivo tradicional coloca-se o zumbi para começar inserir o conceito dos planos para as crianças, nesse o zumbi seria o plano médio. Ainda pode inserir o termo panela de pressão, onde a criança gira no próprio eixo.

 

Aprendendo com as crianças

Momento em que as crianças propõem brincadeiras e jogos para que o grupo todo possa brincar.

 

Histórias

Sugestão de história:

Amoras. Autor: Emicida. Editora: Cia das Letrinhas (2018)

 

 

Pausa para lanche
Atividades
  • Experimentação à cegas

    Descrição: Com vendas nos olhos, leve comidas de sabores diversos para as crianças experimentarem e tentarem adivinhar do que se trata. É interessante brincar com os diferentes sabores: doce, salgado, amargo.

    Observação: não se esqueça de verificar com os responsáveis se existe algo que a criança não pode consumir.

Finalização
  • Jogo do limão

Descrição: Em roda se passa um limão de mão em mão, cantando a seguinte música:

O limão entrou na roda

Ele passa de mão em mão

Ele vai

Ele vem

Ele ainda não chegou

E no meio do caminho

A pessoa pegou!

A última pessoa que pegar o limão, quando a música acaba, conta uma história para o grupo (lembrando sempre que pode ser qualquer história, algo que aconteceu, algo inventado, sonhado, ou um conto conhecido, à escolha do/a narrador/a).

 

  • Diário

Crianças e adultos desenham/escrevem/registram coletivamente como foi o encontro

51TCpYptizL._AC_SY400_.jpg
DSC_5778.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-S
DSC_5796.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-S