O Projeto
Terra
Objetivos:
Sensibilizar o corpo para uma experiência das artes a partir da escuta sensível
Objetivos específicos:
-
Explorar os quatro elementos
-
Oportunizar momentos de interação
-
Sensibilizar o senso de coletividade no grupo
-
Sensibilizar o corpo para uma experiência das artes
Acolhida
-
Conversa sobre a semana, novos integrantes do grupo e perguntas iniciais sobre o tema:
O que é terra? Como você imagina esse elemento no seu corpo?
Em quais locais da natureza a gente encontra terra? Se a terra fosse uma pessoa como ela seria?
Jogos de interação
-
Pique-?
Descrição: Pique e pega tradicional com variação proposta pelas crianças.
-
O urso de Poitiers
Uma participante é escolhida para ser o urso de Poitiers (cidade francesa onde se pratica esse jogo). Dá as costas as outras que serão os lenhadores. Estes devem estar trabalhando, em mímica. O urso deve emitir um enorme rugido, todos os lenhadores caindo no chão ou ficando imóveis mesmo de pé, sem fazer o menor movimento, totalmente congelados. O urso se aproximará de ada um deles, rugirá quanto quiser, poderá tocá-los, fazer-lhes cócegas, empurrá-los, tudo o que puder para fazer com que se mexam, riam, para obriga-los a mostrar que estão vivos. Se isso acontecer, o lenhador se transformará em urso também, e os dois ursos irão fazer a mesma coisa com os outros lenhadores, que continuarão tentando não se mexer. Em seguida três, quatro ursos, etc.
-
A menor superfície (Jogos para atores e não atores - Boal)
Descrição: Cada participante estuda todas as posições que permitam ao seu corpo tocar o menos possível o chão, usando de todas as variações possíveis. Os pés e as mãos, um pé e uma mão sobre o rosto, a caixa torácica, costas, nádegas. É necessário que, num momento ou noutro toda superfície do corpo toque o chão. A passagem de uma posição para outra deve ser feita muito lentamente, a fim de estimular todos os músculos que intervém na transição e permitir o ator observar-se. A participante deve sentir a força da gravidade que o joga contra o chão, sentir que se trata de uma luta entre sua força muscular e a gravidade, mediada pelo peso do seu corpo.
Variantes: em duplas – cada um deve tocar o corpo do outro na menor superfície possível de ambos os corpos e tocar o solo também minimamente possível, cada um deve equilibrar o outro e os corpos se moverem lentamente sem interrupção; grupos de quatro; grupos de 8; todos juntos.
Aprendendo com as crianças
Momento em que as crianças propõem brincadeiras e jogos para que o grupo todo possa brincar.
História
"Um dia, Um rio" de Léo Cunha e André Neves da editora Pulo do Gato (2016)
Um dia, um rio. Ed. Pulo do Gato (2016)
Pausa para lanche
Atividades
-
Construindo a imagem do Rio! Passado, presente e futuro.
Descrição: Com base na história do livro, sobre a tragédia de Mariana, após a discussão, convide as crianças a fazerem a imagem do rio antes de haver uma barragem, após a barragem e seu rompimento, e como elas acham que a imagem ideal deveria ser. Converse e proponha em imagens o que se poderia fazer para criarmos essa imagem ideal do rio novamente no futuro, como propõe o final do livro.
-
Construindo juntos com argila: escultura social
Descrição: Divida a argila da seguinte forma: No final, não pode sobrar argila, nem faltar.
Cada um é orientado a fazer uma escultura de olhos fechados. Após terminar, sem palavra - em silencio, façam duplas e juntem as esculturas formando uma nova. E assim sucessivamente: trios, grupos de quatro, até que se forme uma única escultura para todo o grupo.
Finalização
-
Jogo do limão
Descrição: Em roda se passa um limão de mão em mão, cantando a seguinte música:
O limão entrou na roda
Ele passa de mão em mão
Ele vai
Ele vem
Ele ainda não chegou
E no meio do caminho
A pessoa pegou!
A última pessoa que pegar o limão, quando a música acaba, conta uma história para o grupo (lembrando sempre que pode ser qualquer história, algo que aconteceu, algo inventado, sonhado, ou um conto conhecido, à escolha do/a narrador/a).
-
Diário
Crianças e adultos desenham/escrevem/registram coletivamente como foi o encontro